Ajuda de uma fonte desprezada
30" E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Lucas 10.30-36
O preconceito pode afastar uma pessoa duma fonte potencial de auxílio.
Existia uma tensão racial entre os judeus e os samaritanos, analisemos neste verso "Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)." Jo 4.9. Eles não interagiam um com os outros; e, em alguns casos, existia a hostilidade direta e ódio. Aqui nesta parábola a ajuda não veio de um parente ou cidadão de Israel, mas de um samaritano desprezado. A compaixão do samaritano foi tão grande a ponto dele ajudar a um judeu, que em circunstâncias normais, não teria nem falado com ele. Jesus Cristo veio para acabar com a divisão.
Autor: Ministro da Fé e da Cura Divina Pastor Max Izenio Veras da Costa
Autor: Ministro da Fé e da Cura Divina Pastor Max Izenio Veras da Costa