segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O homem espiritual é indestrutível


“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”
1 Coríntios 2:14-16

Observe nesta passagem bíblica a importância da espiritualidade cultivada em nossa mente e em nosso coração. Aqui temos a definição de dois tipos de ser humano: o natural e o espiritual. O primeiro possuí apenas a fé natural, ou seja, a convicção baseada meramente nos seus sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar) e na sua visão limitada de mundo; já o segundo possuí a fé sobrenatural, ou seja, ele tem uma convicção firmada na Palavra de Deus, quero dizer, o homem espiritual não é detentor apenas da fé natural, mas também e, principalmente, da fé sobrenatural. Compreendo  que o homem espiritual enfrenta conflitos e dificuldades de forma distinta do homem natural, uma vez que o primeiro nutre sentimentos e pensamentos saudáveis influenciados pela mensagem soberana do universo, enquanto que, o homem natural se deixa levar pelas influências sociais, experiências negativas passadas, impulsos internos e instintivos. Portanto, de um lado existe o que busca inspiração e energia no Espírito Santo e na Palavra Divina, por outro existe o que segue suas próprias emoções, pautando sua vida em princípios humanos e transitórios.
O homem espiritual tem vida espiritual própria e controlada, enquanto o homem natural é levado por todo vento de influências negativas e imorais, como uma folha seca ao vento, sendo controlado pelo poder do príncipe das trevas, ou seja, por satanás, ou mesmo pelas inclinações destrutivas de sua carne pecaminosa. O homem de Deus conforme à sua conduta de fé colhe frutos dignos, duradouros e permanentes, ele é abençoado com o melhor desta terra, sua vida é uma escalada constante rumo à glória de Deus, ainda que o mesmo passe por momentos infrutíferos e de aparente derrota, sua história de vida é original, surpreendente e indelével, pois aos justo nasce luz nas trevas, nunca ele será abalado. O homem meramente natural não desfruta da segurança do Reino de Deus, ele se vangloria na sua própria força e sabedoria, é egoísta e até mesmo desumano, pode até crescer economicamente ou obter vitórias aparentes, contudo, suas conquistas são transitórias e instáveis, quando ele se depara com uma circunstância intransponível logo desaba e é destruído definitivamente. Porque como está escrito em Provérbios 16.32 “mas vale o homem que controla o seu espírito do que aquele que governa uma cidade”. A Bíblia atesta que a verdadeira vitória é alcançada pela Palavra do Deus Trino, o que passar disto constitui em anátema (maldição). O homem meramente natural está coberto por sofismas, isto é, por falsas verdades, por ilusões, cego por suas convicções e experiências de vida. O homem espiritual, pelo contrário, está coberto e blindado por um poder invisível e indestrutível que emana do Trono do Senhor Criador do Universo!
Às vezes, pergunto-me: “de onde me vem tanta paciência e tranquilidade em face das vicissitudes injustas que se apresentam na trajetória de minha vida? A resposta encontro na mensagem de Deus, chegando a conclusão que é o Espírito Santo que habita em mim que me consola, o qual me faz forte e destemido nos momentos difíceis e nas tomadas de decisões laboriosas. Então, quando os pensamentos negativos ou supérfluos querem sucumbir-me, lembro-me que os conselhos de Jesus Cristo são fonte de paz e de força diante desses desafios da vida. Por isso, não hesito frente às lutas.
Para mantermos a chama do Espírito viva em nós, é necessário evitar o mundo da ilusão, o qual consiste no mundo construído naquilo que as pessoas mal intencionadas afirmam ao nosso respeito, apesar de serem mentiras (ou sofismas) podem tornar-se verdades se não vigiarmos e mantermos nossa mente e coração limpos da sujeira moral, espiritual e intelectual introjetadas pelas setas malignas. Ou seja, não vale a pena pensar como essas pessoas pensam, nem ligar para o que dizem de forma desdenhosa ao nosso respeito, nem tão pouco entrar no mundo delas. Primeiro, para vencermos essas más influências, devemos saber o que Deus pensa sobre nós e, segundo, pensar como Deus pensa. Pensar grande, sempre esperar por um milagre! Nas mãos e direção do Deus Trino podemos alcançar maravilhosas vitórias e milagres. Posto que, como testifica em versículo “em Deus faremos proezas, porque ele é que pisará os nossos inimigos” Salmo 60.12.
Então, controlemos o nosso espírito, não permitamos que pensamentos destrutivos que ameaçam ao nosso progresso moral, intelectual e espiritual venham deter-nos nessa viagem rumo à vitória. Somos salvos pela Graça de Cristo, a Cruz do Calvário não é um sacrifício insuficiente, a Obra de Redenção estabelecida por Deus desde a fundação do mundo não é impotente. Somos o que a Bíblia diz que somos, temos o que a Bíblia diz que temos. Não nos intimidemos diante das injustiças terrenas, pois este mundo não é digno de nossa presença nele, pois somos parte de um Reino Eterno.  Somos Sacerdócio Real, Nação Santa, Povo de propriedade exclusiva de Deus e nada apagará a luz que brilha em nós. À vitória Igreja!

Autor: Pastor Max Izenio Veras da Costa, Ministro da Fé e da Cura Divina da Igreja Soberana da Presença de Deus, no Trono da Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário